segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Tornando-se um bom observador.


Na verdade, somos todos mal observadores, pois seguimos uma tendência de olharmos tudo numa única direção, deixamos de ver coisas que nos agradavam em tempos passados, e muito embora elas possam ainda estar próximas de nós, não mais há percebemos. Seguimos um ritmo vertiginoso que nos afastam para uma única direção e acabamos sendo roubados pela rotina que nos aprisiona na mesmice de nossas vidas.
É como se estivéssemos procurando algo em lugares onde nunca acharemos. Quem sabe se objeto de nossa procura esta em um lugar escuro e de difícil visibilidade, e ai, como é mais fácil, vamos nos iludindo com a luz que ilumina algo que não é importante para nos transformar em pessoas melhor.
Para quem não conhece, existe uma meditação oriental chamada de Zazen, que literalmente significa meditar sentado, um pratica que fazemos em nosso Dojo e que induz a olharmos para nós mesmo. No Zazen, sentamos em puro silencio e procuramos observar nosso interior com o olhar do coração. Com pratica, constamos a fatídica verdade, que nossos olhos estão quase sempre muito abertos para o lado de fora e fechados para o lado de dentro. Assim, vamos caminhando como cegos, sendo vitimas de um mundo agitado que nos roubas a alegria e o prazer de viver.
É preciso mudar nosso olhar, um olhar que seja mais investigativo, que propicie a descoberta de nós mesmo, que traga mais detalhes a nossas vidas, e que possa nos conduzir, não pelos caminhos iluminados, mas sobretudo, pelos caminhos cheios de obstáculos e de pouca luz que aparecem em nossas vidas e que são importantes nas grandes descoberta. É preciso urgentemente mudar nosso olhar.
Sensei Jony

Um comentário:

  1. O Zazen é muito bom para obtermos o silêncio do mundo externo e focarmos em nosso mundo interno.

    ResponderExcluir