É inegável que a força de uma meta pode nos levar a realizar nossos objetivos. Porém quando temos uma visão unilateral desses ideais traçados, podemos nos perder no erro de valorizar exclusivamente nossos ganhos e vitórias e desprezarmos nossas derrotas e desencontros.
É muito natural sentirmos um desolamento e tristeza por ideais frustrados, pois na maioria das vezes não estamos preparados para receber uma frustração na trajetória de nossas metas. Assim, muitos incorporam os desencontros erros e equívocos como se foste parte da tragédia da sua vida, mas se olharmos com atenção, perceberemos que estes equívocos podem se transformar numa grande lição que nos ajudará a abrir os olhos da mente para nossas fraquezas, e a partir daí, poderemos ficar mais forte e incentivados a buscar nossas metas com a experiência e o incentivo do aprendizado fornecido pelos erros no meio do trajeto.
Dentro deste ponto de vista, percebo que as vantagens e desvantagens passam a ser sempre um ponto de reflexão para encontrar uma resposta mais coerente naquilo que buscamos para nós. E quando não ficamos parado numa visão unilateral do certo ou errado, do bom e mal no exercício de nossas atitudes, é que vamos perceber o lado positivo e significativo da pratica da vida.
Caminhar em frente “sem olharmos para trás” , pode ser a melhor opção para não corremos o risco de nos perdermos numa visão fechada de nossos erros e acertos , pois no ciclo da vida, os dois lados da mesma moeda estarão sempre se alternando e nos mostrando a instabilidade de nossa existência e a grande oportunidade de estarmos sempre aprendendo, sobretudo, com os desencontro e equívocos.
Sensei Jony
O caminho é feito de acertos e erros, devemos claro, suprimir e evitar os erros ao máximo, mas as vezes naturalmente, não é um erro propriamente nosso, e sim uma experiência que nos foi dada, para percebemos algo que talvez não estávamos percebendo, que nos faz abrir os olhos.
ResponderExcluirEntão devemos sempre considerar todas as experiências, e tentar extrair delas sempre o lado bom, colocarmos na nossa bagagem da vida e seguir viagem.