domingo, 5 de setembro de 2010

ARIGATO GOSAIMASHITA

Arigato gosaimashita é um termo entre muitos outros que comecei a ouvir com freqüência há alguns anos atrás quando freqüentei um dojo de kenjutsu , meu interesse pela artes marciais tradicionais , sobretudo o Kendo, fizeram-me entrar nesta arte marcial onde os princípios do bushido ( caminho do guerreiro) eram enfatizado a todo momento.

O respeito à hierarquia, a lealdade manifestada ao sensei , o espírito do “Kia” enfatizado a todo momento, a presteza na realização das tarefas me fizeram repensar sobre os Valores do caminho (Do) do qual a muito tempo já o seguia como professor de Judô .


Os treinos eram exaustivos e quase sempre eu e meu filho saíamos com o corpo “moído” do treinamento que sempre era muito intenso. Certa ocasião, ao termino de mais uma aula , resolvemos no caminho de volta para casa tomar um sorvete, lembro-me que neste momento nossos braços não estavam respondendo com precisão, pegar o sorvete e levá-lo em direção a boca, passou a ser um obstáculo, pois nossos músculos não respondiam com exatidão a este simples movimento, pois naquele dia, vivenciamos uns treinos mais forte.

Onegaishimassu era primeira palavra que usávamos ao entrar no dojo, para manifestar o respeito ao local de treinamento . O kimono e hakama ( vestimenta que usávamos para os treinamentos) junto com a shinai (espada de bambu ) e bogu ( armadura usada nos treinos de luta) fazíamos sentir muitas vezes como um samurai. E ao final de cada luta e treino, não importando como estávamos, agradecíamos sempre em voz alta dizendo: Arigato gosaimashita.


Por alguns motivos particulares, tive que parar os treinamentos de Kenjutsu, porém, levei muitos ensinamentos preciosos para minha vida e para meu dojo, jamais esquecerei da figura do Sempai que conduzia a aula com muita inteligência e lealdade ao Sensei, do som da batida da shinai no Men (parte de cima da armadura que protege a cabeça) do oponente na hora da luta, de algumas manchas roxas herdada pelos treinos e sobretudo, da paz e sentido de dever cumprido que levávamos para o resto do dia após cada treinamento.

Arigato gasaimashita é manifestação de agradecimento que levarei sempre comigo pelos ensinamentos e grande oportunidade de crescimento que tive com esta arte marcial.

Sensei Jony

3 comentários:

  1. Gratidão é um sentimento que nunca vem sózinho, traz com ele, ondas de afeto, amizade, amor e uma visão mais positiva do universo.

    ResponderExcluir
  2. Incrivel....me faz lembrar de alguns anos atras.
    Nunca esqueci da epoca em que treinava, ainda hoje parece que falta alguma coisa...

    ResponderExcluir
  3. O caminho das artes marciais, sempre deixam marcas inesquecíveis....

    ResponderExcluir