Arigato gosaimashita é um termo entre muitos outros que comecei a ouvir com freqüência há alguns anos atrás quando freqüentei um dojo de kenjutsu , meu interesse pela artes marciais tradicionais , sobretudo o Kendo, fizeram-me entrar nesta arte marcial onde os princípios do bushido ( caminho do guerreiro) eram enfatizado a todo momento.
O respeito à hierarquia, a lealdade manifestada ao sensei , o espírito do “Kia” enfatizado a todo momento, a presteza na realização das tarefas me fizeram repensar sobre os Valores do caminho (Do) do qual a muito tempo já o seguia como professor de Judô .
Os treinos eram exaustivos e quase sempre eu e meu filho saíamos com o corpo “moído” do treinamento que sempre era muito intenso. Certa ocasião, ao termino de mais uma aula , resolvemos no caminho de volta para casa tomar um sorvete, lembro-me que neste momento nossos braços não estavam respondendo com precisão, pegar o sorvete e levá-lo em direção a boca, passou a ser um obstáculo, pois nossos músculos não respondiam com exatidão a este simples movimento, pois naquele dia, vivenciamos uns treinos mais forte.
Onegaishimassu era primeira palavra que usávamos ao entrar no dojo, para manifestar o respeito ao local de treinamento . O kimono e hakama ( vestimenta que usávamos para os treinamentos) junto com a shinai (espada de bambu ) e bogu ( armadura usada nos treinos de luta) fazíamos sentir muitas vezes como um samurai. E ao final de cada luta e treino, não importando como estávamos, agradecíamos sempre em voz alta dizendo: Arigato gosaimashita.
Por alguns motivos particulares, tive que parar os treinamentos de Kenjutsu, porém, levei muitos ensinamentos preciosos para minha vida e para meu dojo, jamais esquecerei da figura do Sempai que conduzia a aula com muita inteligência e lealdade ao Sensei, do som da batida da shinai no Men (parte de cima da armadura que protege a cabeça) do oponente na hora da luta, de algumas manchas roxas herdada pelos treinos e sobretudo, da paz e sentido de dever cumprido que levávamos para o resto do dia após cada treinamento.
Arigato gasaimashita é manifestação de agradecimento que levarei sempre comigo pelos ensinamentos e grande oportunidade de crescimento que tive com esta arte marcial.
Sensei Jony
Gratidão é um sentimento que nunca vem sózinho, traz com ele, ondas de afeto, amizade, amor e uma visão mais positiva do universo.
ResponderExcluirIncrivel....me faz lembrar de alguns anos atras.
ResponderExcluirNunca esqueci da epoca em que treinava, ainda hoje parece que falta alguma coisa...
O caminho das artes marciais, sempre deixam marcas inesquecíveis....
ResponderExcluir