quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As mudanças no caminho.

É surpreendente perceber como somos vulneráveis a tantas transformações, sobretudo quando estamos caminhando numa jornada onde cada passo percebemos que alguma coisa mudou e já não somos os mesmo. Quando paro para recordar dos vários momentos que vivi nesta caminhada com o Judô, olhando para trás, vejo alunos que hoje se transformaram em adultos e seguem suas vidas cada qual com seus afazeres.

Este sentimento de mudança que oscila como um pêndulo, que nem sempre cai para o lado que desejamos, nos vai mostrando que a vida é um fluxo initerupto de muitos acontecimentos, alguns deles bem imprevisível, o que nos leva pensar dos porquês de tantas mudanças. A exemplos disto, posso citar muitos dos meus alunos que julgava ter um futuro brilhante pelo seu talento nato na arte e acabaram sucumbindo no caminho por motivos que talvez para eles fossem mais importante, e outros, que com grandes dificuldades conseguiram chegar longe na caminhada, tornando-se grandes colaboradores do nosso Dojo.


Com o passar dos anos, constatei que o talento e os dons divinos na arte podem ajudar muito a afastar grandes dificuldades e barreiras que julgamos intransponível com mais facilidade. Mais como a construção do conhecimento não se faz apenas com os talentos e sim com muito esforço e perseverança, estas pessoas ditas privilegiadas, pelos seus dons, acabam muitas vezes sendo suas vitimas, e fenecem num caminho que poderia ser exemplar a todos a sua volta.

Assim, percebemos que são justamente os vários contratempos, erros, derrotas, decepções, e frustrações inerentes ao caminho, que no fundo, nos estimulam continuar caminhando em busca de nossos ideais.

E quando vejo alunos que iniciam sua caminha no Judô, com o sonho da faixa preta e de se tornar um grande campeão, consigo perceber o quanto irão ter que “sofrer” para conquistar seus sonhos. Porém, a experiência me trouxe uma visão mais clara sobre as dificuldades e quando percebo estas sobre meus alunos, posso afirmar que experimento uma sensação de preocupação e contentamento simultaneamente. Preocupação pois temo que elas possam ser mas fortes do que eles e contentamento, pois sei que elas estão ali para testá-los e sua presença será importante no desenvolvimento de cada um.

A grande verdade, que apesar de todos os ensinamentos convergirem para um maior preparo psicológico e físico de cada aluno, ainda sim, não podemos moldar totalmente seu interior, pois cada um , carrega dentro de si mistérios , forças e fraquezas, que estão na maioria das vezes distante de nosso controle.

Acredito que a sabedoria maior, esteja em não ir contra a correnteza e aceitar de bom gosto todas as dificuldades, como se fosse um presente divino que nos transformará pessoas e judoca melhores.


Sensei Jony

Um comentário:

  1. Com certeza no caminho temos diversos desafios, não só no caminho do judô, mas no caminho da vida esses desafios parecem se "multiplicar" ao passar do tempo. O que temos a aprender é com que todos esses desafios, conseguimos compreender diversas situações e só crescemos com isso, ao conseguir enfrentar e superar esses desafios.

    ResponderExcluir