segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Qual é a melhor arte marcial?


Há muitos anos venho ministrando aulas de Defesa Pessoal para formação de profissional de segurança, e freqüentemente sou surpreendido com perguntas sobre qual a arte marcial mais eficiente. Mesmo que tivesse praticado todas as artes, ainda sim, não conseguiria responder tal pergunta, pois quase todas elas, sobretudo as artes tradicionais que estão apoiadas numa visão filosófica de um caminho (Do) espiritual, convergem para um treinamento do conhecimento de si mesmo onde os maiores obstáculos, sem dúvidas, estão na capacidade de discernimento do que fazer em situações onde os obstáculos nos surpreendem.

Assim, num combate, nem sempre vence o mais habilidoso, às vezes o sucesso da luta estar além das fronteiras da técnica, onde para se chegar é preciso que se caminhe apoiado na persistência, afim de vencer os adversários mais fortes e astutos que um lutador pode ter em seu caminho, os seus “inimigos invisíveis”, que aparecem com vários nomes, como : medo, raiva, insegurança entre outros que nos vivem dizendo que não somos tão capazes assim.

Dentro desta linha de pensamento, poderia dizer então, que a melhor arte marcial será aquela que prepara seus discípulos para se defenderem com um maior poder de discernimento e autocontrole na luta contra nossos inimigos e adversários mais sutis, e que estão nos acompanhando dia a dia.

Já dizia nosso grandioso mestre Jigoro Kano , fundador do Judô, que a “maior de todas a vitórias é a que conquistamos sobre nós mesmo” . Nada adiantará conquistarmos uma posição de estatus numa arte marcial, seja subindo no mais alto degrau de um pódio ou conquistando a mais alta graduação, se não conseguimos o maior de todos os conhecimentos, que é aquele sobre nós mesmo.

Acredito que o segredo para o desbravamento destas conquistas interiores, esteja apoiado nas virtudes do caminho (Do), que nos leva a refletir constantemente sobre nós mesmo e sobre os diversos obstáculos que se interpõem na nossa caminhada.

Sensei Jony

Um comentário:

  1. Com certeza a maior vitória, é aquela que conseguimos enxergar sobre nós mesmos, dos desafios superados, batalhas conquistadas, e acima de tudo lições aprendidas.

    ResponderExcluir