domingo, 4 de outubro de 2009


Cerimonial de Troca de Faixa - 2009
Não podemos se esquecer que as grandes jornadas começam com o pequeno primeiro passo, e que no final delas, é a lembrança do trajeto que fica na memória, para sempre. Encontrar espaço, ou tempo, para pensar nesses aspectos se torna fundamental para todos aqueles que seguem o caminho (do). Mas o verdadeiro judoca para, medita e reflete sobre seu caminho, o que o leva a subir mais um degrau na infinita escada do esclarecimento.

Simplesmente viver , para todo o judoca é trilhar o caminho que o leva a se encontrar com o mistério que esta envolto pela vontade divina e pela nossa própria força de vontade, de realizar feitos que um dia podemos nos orgulhar e partilhar com as novas gerações. Mas basta lembrar que a jornada de um judoca é feita de passos. Pequenos e sempre um de cada vez. E alguns tropeços e quedas, mas sempre mantendo a humildade de aprender e o orgulho de se levantar, nunca se entregar.


O caminho, quando encarado dessa forma, parece um pouco mais simples, leve, previsível. Mas não há mal nisso. Ajuda muito ter em mente a noção de metas para o dia: sorrir, cumprimentar, relevar, ajudar, se esforçar. Mas todo o esforço precisa vir do coração, um esforço sincero. De outra forma, seria apenas encenação de cortesia, uma máscara que cobre um coração vazio de intenções de um indivíduo que é um dente de uma fria engrenagem, e não um pequeno motor.


Um grande mestre ZEN disse uma vez: "Estudar o EU é esquecer o EU. Esquecer o EU é compreender todas as coisas."
Sensei Jony

Um comentário:

  1. Cerimonial marca o inicio de um novo começo, refletimos o que passou, e almejamos o que está por vir.

    ResponderExcluir